Últimas notícias:

- Chegamos ao fim da nossa primeira edição!
- Agradecemos a todos ques participaram e parabenizamos todos que chegaram até a última fase.
- Quer saber a premiação dos vencedores? Vá até "Prêmio".-
- Já está disponível o nome das equipes vencedoras.
- Até o ano que vêm em nossa Segunda Edição. Valeu!

Sala da equipe

1ª Fase

            A primeira fase da olimpíada será na semana que vêm (confira as datas abaixo). A dica que damos é dê uma olhada na apostila de segurança de laboratório, decore imagens, objetos e seus respectivos nomes (para ter acesso a apostila dê uma olhada em quimicahabitual.blogspot.com > Conteúdo > Prática de Laboratório de Química. Na primeira fase os alunos poderão consultar alguns livros didáticos, disponibilizado pela equipe organizadora, mas NÃO terão acesso à apostila de Prática de Laboratório de Química.  Nesta primeira fase as equipes participaram de um Quiz!

O que estudar?
         No Quiz será 'cobrada' toda matéria para cada ano, por exemplo, para o segundo ano será a materia do primeiro e o que foi visto no segundo. Para o terceiro a matéria do primeiro de segundo ano. Já para o primeiro ano será a matéria do primeiro ano mesmo e o básico da 8ª série. Não será cobrada muita teoria, basicamente conhecimentos gerais de química que podem ser praticados no cotidiano, mas não se preocupe durante esta fase as equipes terão acesso a diversos livros de química, para evitar a 'decoreba'. Não será disponibilizada a apostila de prática de laoratório, pois ela é pura decoreba, e seria dar respostanta disponibilizando-a durante a fase, por isso recomendamos que dê uma lida e grave bem as figuras dela.


            Datas 1ª fase:

E1 e T: 07/05 (12:30)

E2 e I2: 24/04 (11:30)

E3: 24/04 (10:30)           

E4: 24/04 (12:30)

I1: 27/04 (14:10)

E1: Int. Eletrotécnica 1 | E2: Int. Eletrotécnica 2 | E3: Int. Eletrotécnica 3 | E4: Int. Eletrotécnica 4 | I1: Int. Informática 1| I2: Int. Informática 2| T: Int. Turismo

Então nos vemos na próxima semana no auditório ao lado do micródomo! Boa sorte a todos!


2ª Fase

            Na segunda fase da olimpíada cada equipe terá a missão de fazer uma experiência envolvendo química. A dica que damos é que deem uma olhada na internet ou livros e procurem algum experimento que achem interessante. Nesse momento o que vale é a criatividade e não ter medo. Geralmente livros de química vêm com propostas de experimentos, no YouTube há um canal chamando Manual do Mundo que tem muita coisa legal, o Google também ajuda bastante. Alguns materiais estão disponíveis no laboratório de química (entre em contato conosco para confirmar). Outra dica que damos é de testar se a experiência dá realmente certo, para isso entre em contato conosco pelo site marcando um horário no laboratório.

            Não deixe nada para cima da hora.

            Contamos com a criatividade de todos.
Datas 2ª fase:
E1 e T: 14/04 (12:30)
E2 e I2: 08/05 (11:30)
E3: 08/05 (10:30)           
E4: 08/05 (12:30)
I1: 18/05 (14:10) << Alterada
E1: Int. Eletrotécnica 1 | E2: Int. Eletrotécnica 2 | E3: Int. Eletrotécnica 3 | E4: Int. Eletrotécnica 4 | I1: Int. Informática 1| I2: Int. Informática 2| T: Int. Turismo
            Então nos vemos em breve no laboratório de química, no prédio do Einstein e do Téteu! Boa sorte a todos!
 


3ª Fase
 
Nesta fase o objetivo será elaborar um texto, DE NO MÁXIMO 4.000 (quatro mil) caracteres, não há um número mínimo. Deve conter título e o texto, que deverá ser da forma que a equipe achar melhor, não iremos “impor” um forma, a forma de escrita será a critério da equipe. O objetivo principal será relacionar o tema proposto com a disciplina de química. Será necessário selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Caso “copiem” algo de algum lugar coloquem entre aspas, nome do autor e endereço ou nome da fonte, “Cópia” sem essa estrutura ou que resultem em mais de 50% do texto serão considerados plágios.
Temas (a serem escolhidos pela equipe - apenas um):
> Aquecimento global
> Sustentabilidade
> Química Verde        
Data limite para envio dos textos (via internet): 29/09/2012 às 23h e 59 min.
  • Assunto: Olimpíada de Química Prática do IFF - 3ª Fase - Texto - Equipe ________
  • No corpo do e-mail: Cole o texto com as normas já citadas acima.
Enviar via e-mail para: quimicahabitual@live.com - caso o recebimento não seja confirmado em até 48h envie novamente.
Será um texto por equipe.
Poderá ter imagens, no máximo duas, que deverão ser enviadas como anexo. Caso queiram coloque o texto e imagens no Microsoft Word ou Writer (Linux) e enviem tudo como anexo.

4ª Fase
Todos sabemos sobre a importância da reciclagem nos dias atuais, pensando nisso a 1ª Olimpíada de Química Prática do IFF  não poderia de deixar de cumprir seu papel nessa causa tão importante, que é Reciclar e transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo necessidade esta necessidade que  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra. (sem blábláblá... :D) Lançamos o desafio; na quarta etapa as equipes terão a missão de conseguir mais óleo de cozinha usado, papel, garrafas pet, caixas de leite longa vida. No dia (ainda a ser marcado - durante a semana acadêmica) a equipe que conseguir mais  materiais recicláveis  ganha 200 pontos! As outras equipes irão ganhando menos pontos na medida em que tiverem menos quantidade. Lembrando que água e óleo não se misturam, por isso não pense em tentar diluir o óleo. #ficaadica Boa sorte!

Serão aceitos:
- Garrafa PET**
- Óleo de cozinha usado**
- Papelão*
- Latinhas
- Vidros de remédio (vidro mesmo)*

**Estes valerão mais ponto. 
Data: Junto à 5ª fase (exceto integrado 3).
Eletrotécnica 3: 10/10 07:00.


5ª Fase 

E última fase.

Cumprindo nossa proposta de ludicidade e interdiplinalidade, esta fase será composta por um jogo.

-Turmas de 1° e 2° ano - Matéria: Ácidos e Bases

-Turmas de 3° ano - Matéria: Química Orgânica (principalmente nomenclatura das funções)

Datas:
Informática 1: 05/10 15:30h Entrega dos materiais recicláveis e quinta fase.
Eletrotécnica 2: 04/10 12:00h Entrega dos materiais recicláveis e quinta fase.
Eletrotécnica 3: 04/10 10:50h Entrega dos materiais recicláveis e quinta fase.


Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo site da olimpíada.