Últimas notícias:

- Chegamos ao fim da nossa primeira edição!
- Agradecemos a todos ques participaram e parabenizamos todos que chegaram até a última fase.
- Quer saber a premiação dos vencedores? Vá até "Prêmio".-
- Já está disponível o nome das equipes vencedoras.
- Até o ano que vêm em nossa Segunda Edição. Valeu!

Regulamento

Regulamento da 1ª Olimpíada de Química Prática do IFF
1. Dos participantes
1.1. Os participantes da 1ª Olimpíada de Química Prática do IFF devem se organizar em equipes compostas por quatro estudantes regularmente matriculados no ensino médio do IFF – campus Itaperuna. Em nenhuma hipótese será permitida a participação de estudantes que já finalizaram o Ensino Médio.
Um aluno não pode participar de mais de uma equipe. Os alunos devem pertencer ao mesmo curso e módulo. Não há limite para o número de equipes inscritas por turma.
1.2. A composição das equipes é decidida pelos participantes, desde que obedecendo à composição de quatro estudantes. Todos os estudantes podem ser da mesma série (por exemplo, todos os 4 estudantes pertencerem ao segundo ano do ensino médio). Essa decisão cabe à equipe.
1.3. No caso de impedimento grave, no decorrer da Olimpíada, por parte de qualquer um de seus participantes, poderá ocorrer a substituição de membro da equipe, desde que justificada por meio de documentação enviada para a Organização da Olimpíada. No entanto, a alteração no cadastro do nome do participante em questão será realizada pela equipe do Grupo Química Habitual somente após a terceira fase da Olimpíada. Por essa razão, a composição das equipes deve ser decidida com responsabilidade e a substituição de membro de equipe deve ser demandada somente se causada por motivos de força maior.
Consideramos motivos de força maior: 1) doença ou incapacitação física ou mental grave 2) abandono, transferência escolar ou qualquer outra situação oficial que implique no fato de o estudante não ser mais aluno da escola 3) demissão, transferência ou qualquer outra situação oficial que implique no fato de o professor não ser mais docente da escola. Casos diversos dos mencionados serão analisados pela Equipe Organizadora da Olimpíada.
1.4 Todos os participantes receberam certificado de participação.
1.5 É proibida a participação nas provas da Olimpíada de pais/responsáveis, parentes, etc.
1.6 As equipes devem criar um “nome” para sua equipe. Esse “nome da equipe” a acompanhará em todo o processo e será utilizado em todas as etapas da competição, do início até a premiação, e por isso deve ser escolhido com critério. São proibidos nomes ofensivos ou que indiquem qualquer forma de preconceito racial, de credo ou de origem. A Equipe Organizadora da Olimpíada pode alterar os nomes de equipes que considerar que integram os casos acima, ou a partir de denúncias de outros participantes. Quando essa situação ocorrer, a organização da equipe comunicará o orientador da equipe e realizará a alteração do nome da equipe no cadastro, a seu critério. A reincidência da escolha de nome ofensivo levará à desclassificação da equipe.
Os nomes das equipes, salvo nos casos acima mencionados, não serão alterados. Por isso, ao inscrever-se, a equipe deve verificar se realmente deseja aquele nome e se o mesmo está escrito de forma correta.
2. Das inscrições
2.1 As inscrições para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil serão feitas exclusivamente online. Sob nenhuma hipótese as inscrições serão feitas por e-mail, correspondência ou qualquer outra forma de comunicação.
Cada equipe deve preencher todos os dados da ficha de inscrição fornecida. Na ficha, deverão constar obrigatoriamente o nome de cada participante, os dados da escola e uma forma de contato por e-mail e telefone.
 2.2 Cada participante ao se inscrever receberá em seu e-mail um login e uma senha para acessar o site e realizar as provas online das primeiras 6 fases da Olimpíada. O login e a senha enviados deverão ser alterados no primeiro acesso. É de inteira responsabilidade dos participantes lembrar o login e a senha escolhidos, bem como o código de inscrição. É também de inteira responsabilidade dos participantes garantir que seu login e senha não sejam compartilhados por outras pessoas. Apenas os participantes poderão conhecer o login e senha de sua equipe, ficando sujeitos à desclassificação aqueles que compartilharem estas informações com pessoas alheias às suas equipes. A equipe organizadora da Olimpíada não é responsável por usos inadequados do login e senha dos participantes da Olimpíada.
2.3 Não há taxas de inscrição, portanto a participação é totalmente gratuita.
3. Das fases da Olimpíada
3.1 As fases online serão acessadas e feitas através da página da Olimpíada, mediante fornecimento pelo participante de seu login e senha.
Todas as respostas e tarefas solicitadas pela Olimpíada deram informadas através desta página. Todo o envio de respostas e tarefas deve ser realizado em local indicado na página da Olimpíada. Sob nenhuma hipótese serão aceitas respostas ou tarefas enviadas por correio ou outros meios de comunicação físicos. Sob nenhuma hipótese respostas e tarefas enviadas podem ser alteradas posteriormente, ou este envio ser cancelado e/ou substituído por novo envio.
3.2. A 1ª Olimpíada de Química Prática do IFF será constituída por  fases online e  fases presenciais, que se realizará no campus Itaperuna-Rj.
Cada fase é composta por questões de múltipla escolha e por tarefas. Dentre as alternativas de múltipla escolha, os participantes deverão selecionar apenas uma, ou seja, aquela que acharem mais pertinente como resposta.
Cada fase possui um valor de pontuação pré-definido, que só será divulgado após a realização das tarefas.
3.3. A página da Olimpíada fornecerá documentos, textos, links e sugestões de leitura para auxiliar na resolução das questões. As equipes podem e devem consultar outros materiais e fontes de informação (livros, sites, consultas aos professores etc.) para embasar as suas respostas.
A pontuação oficial será publicado somente após o final de todas as fases da Olimpíada.
3.4 A experiência de cada participante pode variar conforme a velocidade de conexão e o equipamento utilizado.
Os organizadores responsabilizam-se apenas pelo funcionamento do site da Olimpíada. Os organizadores não se responsabilizam por falhas no provedor de acesso dos participantes ou por falhas em seus equipamentos.
Em caso de falha ampla do sistema no país, a organização da Olimpíada poderá prorrogar o prazo das fases, em separado ou na totalidade, a seu critério. Falhas pontuais e ou locais dos sistemas não serão levadas em consideração.
Não existe nenhuma possibilidade, fora a expressa acima, de enviar respostas fora do prazo determinado no calendário. A organização da Olimpíada recomenda vivamente que as equipes não deixem o envio de suas respostas e tarefa para a “última hora”.
Uma vez fechada a fase, não serão aceitas respostas.
4. Da classificação dos participantes           
4.2 A 1ª Olimpíada de Química Prática do IFF não é de caráter eliminatório, logo ao longo das fases nenhum candidato será eliminado,após todas as fases os participantes serão informados de suas pontuações e classificação geral, neste caso apenas as três melhores equipes receberam a premiação.

5. Da premiação
5.1 A 1ª Olimpíada de Química Prática do IFF premiará alunos baseando-se no resultado ponderado do desempenho das equipes nas fases online e nas provas da fase presencial.
As fases têm pesos diferentes e a cada uma é atribuída uma pontuação. A pontuação máxima possível em cada fase é distinta.
5.2 A divulgação da lista dos premiados é de responsabilidade da organização da 1ª Olimpíada de Química Prática do IFF  se dará na Semana Acadêmica do IFF, sendo transmitida ao vivo via internet e no blog da olimpíada e no blog Química Habitual. A organização da Olimpíada reserva-se o direito de publicar ou não a classificação geral das equipes. Não estão entre os objetivos da Olimpíada gerar um ranking nacional de escolas ou participantes nem chegar a um suposto “primeiro colocado”. Dentre os objetivos primordiais da Olimpíada estão estimular a convivência entre estudantes e professores, a prática de procedimentos científicos na solução de problemas, o incentivo ao estudo diligente e a interação entre os participantes.
5.3 As equipes eliminadas nas fases anteriores receberão certificados online atestando a sua participação até o momento em que ela ocorreu. A premiação consiste em medalhas de ouro, prata e bronze para os estudantes.
Todos receberão certificado. Os certificados serão emitidos com base nos dados fornecidos no ato de inscrição.
As equipes vencedoras receberam uma viagem para: ().
A organização do evento se reserva o direito de alterar ou acrescentar prêmios, segundo seu critério e de acordo com a disponibilidade de recursos.
6. Contato com a organização
6.1 Todas as informações relativas às Olimpíadas serão divulgadas única e exclusivamente no blog quimicapraticaiff.blogspot.com.br..
A Organização da 1ª Olimpíada de Química Prática do IFF não se responsabiliza por informações divulgadas em seu nome em blogs, páginas de internet ou outros meios de comunicação.
6.2. Todas as dúvidas e sugestões devem ser enviadas, por meio do site selecionando-se o assunto desejado.
7. Calendário oficial
Se encontra em"Sala da Equipe".